natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Com a intenção de reforçar a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), realizou, neste sábado (18), o Dia D da Campanha de Multivacinação no Município. A abertura oficial aconteceu na Unidade de Saúde Rosângela Lima, convidando a população do bairro Planalto para atualizar a caderneta de vacinação.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, destacou que ações como essa reforçam o compromisso da gestão para aumentar a cobertura vacinal no município. “Esse ano já conseguimos um aumento de mais de 25% na cobertura, em comparação ao ano passado, e temos a meta de terminar o ano com 35% deste índice. E hoje este dia é mais uma oportunidade de trazer os nossos filhos, familiares, conhecidos, aproveitar para verificar se a caderneta vacinal está incompleta e garantir mais uma dose de saúde”, disse.
Geraldo destacou também que a Unidade de Rosangela Lima passou pela primeira parte da sua reforma estrutural. “Iniciamos uma reforma ampla, com pintura, revisão da parte elétrica e estrutural para dar mais conforto para quem trabalha e, principalmente, um acolhimento melhor ao usuário. É dessa forma que a prefeitura vem avançando e vamos inaugurar esse ano também a unidade de Village de Prata, que vai trazer um suporte maior para a população do Planalto.”
O Dia Nacional da Vacinação foi celebrado na sexta-feira (17). O secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Alexandre Motta, aproveitou o evento para reforçar a importância da imunização. “A melhor doença que a gente tem para tratar é aquela que as pessoas não pegam. Então, se você se vacinar, você não vai pegar aquela doença da qual ela protege. Precisamos ser vacinados, principalmente as crianças, para evitarmos assim doenças graves. Vacinas salvam vidas e fazem com que as pessoas possam viver mais e melhor”, falou.
A intenção da campanha é atualizar a situação vacinal do público infantojuvenil da capital, com os pontos de vacinação oferecendo todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025, com destaque para as vacinas contra o HPV (para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos), a vacina contra Catapora/Varicela, além dos imunizantes contra a dengue (para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos), febre amarela, Covid-19, Tríplice Viral e poliomielite.
Moradora do bairro Planalto, Ingrid Dayane, de 22 anos, aproveitou o sábado para levar o seu filho, Erick Noah, de 3 anos, e os dois irmãos, João Miguel, de 9 anos, e Luma Thayna, de 10, para atualizar a caderneta de vacinação. “Acho muito importante, principalmente devido à idade de dois deles, que já podiam tomar a vacina contra o HPV, que vai proteger futuramente contra vários tipos de cânceres, então acho muito importante para eles”, disse Ingrid, que também atualizou seu cartão vacinal.
Durante o dia, todas as 60 salas de vacinação do município estavam abertas das 8h às 12h, oferecendo a imunização para a população. A partir das 12h, a imunização se estendeu até às 16h em dez unidades de referência que funcionam em horário estendido: Rosângela Lima, Mirassol, São João, Mãe Luiza, Monte Líbano, Felipe Camarão II, Nova Natal, Pajuçara, Vale Dourado e Potengi.
Além dos pontos extras localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, funcionando das 13h às 18h, oferecendo mais uma oportunidade para quem não conseguir comparecer a uma Unidade de Saúde.
A Campanha de Multivacinação iniciou no dia 6 no município e segue até o dia 31 de outubro. A estratégia faz parte das ações do Ministério da Saúde no incentivo à realização de busca ativa por crianças e adolescentes não vacinados ou com a situação vacinal incompleta.