natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A população do bairro Potengi aproveitou o sábado com uma ação de saúde e de combate às arboviroses ofertada pela Prefeitura do Natal. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com o apoio do Distrito Sanitário Norte II e das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a atividade aconteceu na Paróquia Sant’Ana e teve como foco principal combater o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Durante o dia, foi realizado o trabalho de campo, com a comunidade recebendo atividades educativas em pontos estratégicos, como nos transportes públicos e na própria paróquia. A equipe da UVZ também inspecionou 510 imóveis, tratou 77 e eliminou 768 depósitos que poderiam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, incluindo quase 300 pneus recolhidos em terrenos baldios e canteiros. Além disso, foi aplicado inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) portátil na localidade.
Luciano Pereira da Silva, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), explicou que a atividade foi motivada pelo aumento de casos de arboviroses na comunidade, especialmente de chikungunya. “Neste sábado realizamos uma grande ação de combate às arboviroses no bairro Potengi. Esse conjunto de medidas reforça nosso compromisso em proteger a saúde da população e reduzir os riscos de transmissão”, afirmou.
O dia também foi marcado pela oferta de serviços de saúde, contabilizando 40 atendimentos médicos, realização de 26 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de 100 preservativos e 200 lubrificantes, além da vacinação, com imunizantes como HPV, Covid-19, ACWY, febre amarela, DT, influenza e hepatite.
Em Natal, até a semana epidemiológica número 35, foram registrados 4.206 casos prováveis de arboviroses, sendo 3.449 de dengue, 580 de chikungunya e 177 de zika. A UVZ vem intensificando as ações em toda a cidade, com foco especial nos bairros Potengi, Pajuçara, Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão e Quintas.